O ataque hacker à Vesuvius e a nova realidade da indústria 4.0

No dia 06 de fevereiro a indústria Vesuvius PLC, líder global em engenharia e tecnologia de fluxo de metal fundido, baseada no Reino Unido  publicou uma nota onde afirmava estar gerenciando um incidente cibernético.  “O incidente envolveu acesso não autorizado aos nossos sistemas.”, informou a nota publicada pela empresa. 

“ Assim que tomamos conhecimento de atividades não autorizadas em nossas redes, tomamos as medidas necessárias para investigar e responder ao incidente, incluindo o desligamento dos sistemas afetados. Estamos trabalhando com os principais especialistas em segurança cibernética para apoiar nossas investigações e identificar a extensão do problema, incluindo o impacto na produção e no cumprimento do contrato.

Estamos tomando medidas para cumprir todas as obrigações regulatórias relevantes à luz das informações que surgem de nossas investigações em andamento.

Um anúncio adicional será feito se e quando apropriado.”

Esse caso é um dentre outros que demonstra a nova realidade das indústrias com a crescente interconexão de sistemas industriais com a internet, tornando-os mais vulneráveis a ataques de hackers e criminosos cibernéticos. 

A falta de medidas adequadas de segurança de rede, controles de acessos e a falha em atualizar regularmente sistemas e dispositivos são fatores críticos que tornam as empresas vulneráveis ​​a ciberataques.

Ataques ransomware

Uma das formas mais comuns de ataques cibernéticos são os chamados ransomware. É um tipo de malware que criptografa os arquivos de um usuário e,  em seguida, exige um resgate (geralmente em criptomoedas) para desbloquear esses arquivos. O ransomware é uma ameaça crescente para empresas e organizações de todos os tamanhos e setores.

Os ataques de ransomware geralmente começam com um e-mail de phishing, que contém um link ou um anexo malicioso. Se o usuário clica no link ou abre o anexo, o malware começa a se propagar no sistema, criptografando todos os arquivos do usuário ou de toda a rede.

A solução é a proteção

Considerando que as interconexões já são uma realidade sem volta para as indústrias, a única solução possível é se proteger dos efeitos colaterais maliciosos. Para proteger os sistemas industriais contra esses riscos, é importante que as empresas adotem medidas de segurança cibernética adequadas e implementem uma estratégia de gerenciamento de risco. Isso inclui a adoção de práticas como a autenticação de usuários, criptografia de dados, monitoramento constante do sistema e a implementação de políticas de segurança para o acesso remoto.

Compartilhar esse post

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades da Automação Industrial diretamente no seu e-mail.

Leia mais

A confiança de ter seu sistema funcionando

A solução de problemas complexos nos sistemas industriais está em nosso DNA.